terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Dicas de manutenção e de recuperação para Windows 7

Aprenda como fazer manutenção, lidar com travamentos e bugs no uso do sistema operacional da Microsoft

Ainda que você seja um usuário zeloso e tome todas as precauções de segurança no uso do Windows, é importante saber lidar com situações de "pane" do sistema, aquelas ocasiões em que os travamentos e bugs impedem o funcionamento do computador
Preparamos algumas dicas para você conhecer o modo de uso de algumas ferramentas disponíveis no Windows para remediar, corrigir, bem como para prevenir problemas. 


1- Como fazer a Restauração de Sistema
Da mesma forma que outras versões do Windows, o 7 também conta com o recurso de Restauração de Sistema que, entre outras funções, tem a capacidade de fazer um backup do registro e arquivos do sistema sempre que instalar um novo software ou drivers. Esse recurso se torna útil quando você instala algum software mal intencionado que pode prejudicar seu computador. Assim, você pode acionar a Restauração de Sistema e recuperar seu computador para um estado anterior a instalação do software.
Existem dois lugares dos quais você pode acessar o recurso de Restauração do Sistema. O primeiro é no menu INICIAR dentro da pasta "Ferramentas do Sistema".

 

Outra forma é digitar na caixa de diálogo no menu INICIAR a palavra "restauração" (sem aspas). Você verá no topo da lista a opção Restauração do Sistema.


Uma outra forma ainda mais rápida é digitar "rstrui" na caixa de diálogo e pressionar ENTER.


Surgirá a tela inicial da Restauração de Sistema, na qual você poderá dar início à recuperação do seu PC. Clique em Avançar.


Você verá uma lista com diversos pontos os quais o computador poderá ser restaurado. Basta escolher o ponto que mais lhe convém e clicar em Avançar.


A seguir, você terá a tela de confirmação do ponto de restauração com todas as informações necessárias. Para confirmar, clique em Concluir.

 

NOTA: Alguns especialistas indicam que, para ter melhores resultados, é necessário executar a Restauração de Sistema no Modo Seguro do Windows. Para fazê-lo, reinicie o computador e, enquanto o sistema começa a reiniciar, tecle algumas vezes o F8. Esse procedimento fará com que você tenha a opção de entrar no Modo Seguro do computador.

2- Desfragmentando o disco regularmente (e com agendamento)
 

O Desfragmentador de Disco já não é segredo nenhum para diversos usuários veteranos de computador. Mas apesar de ser uma dica pra lá de básica, a grande maioria dos usuários de PC esquece ou nem sequer sabe da existência desse recurso. Para esses usuários vale dizer que, quando um arquivo está fragmentado, é como se ele estivesse bagunçado, com uma parte para cada lado do disco. Isso faz com que a leitura do mesmo seja muito mais lenta. Para arrumar a bagunça, o Windows conta com essa ferramenta. Para acessá-la, clique no menu Iniciar e, na caixa de pesquisa, digite "desfragmentador de disco" (sem aspas).  




O Windows 7 configura automaticamente a função de Desfragmentação de Disco para desfragmentar o computador em um determinado horário, uma vez por semana. Geralmente essa configuração está apontada para às 01:00 de quarta-feira. A questão é que nem todo mundo está acordado e com o PC ligado nesse horário às quartas! Sendo assim, que tal programar a desfragmentação para um horário mais acessível?
Para iniciar o utilitário de desfragmentar, digite "defrag" (sem aspas) na caixa de diálogo do menu INICIAR. No topo da lista, surgirá o desfragmentador. Pressione ENTER.
 

Você também pode acionar o desfragmentador através da pasta Ferramentas do Sistema no menu INICIAR.

 

Você verá a janela do desfragmentador surgir...

 

Para alterar o dia e hora com que o desfragmentador vai funcionar, basta você clicar no botão "Configurar agendamento...". Na janela seguinte, altere a Frequência, Dia, Hora e os Discos a serem desfragmentados. Quando terminar, clique em OK.


Pronto! Você pode escolher um horário e dia da semana que coincida com seus horários.


3- Criando um Ponto de Restauração do Sistema

A Restauração do Sistema é um recurso que pode salvá-lo de alguns apuros e de diversos softwares mal intencionados. A criação de um Ponto de Restauração é útil quando, por exemplo, você deseja instalar um programa, mas tem dúvidas se ele pode danificar seu computador. Assim você cria um Ponto e instala o software, se algo der errado você pode voltar atrás.
Clique no botão direito do mouse em Meu Computador e selecione Propriedades.


Na janela seguinte, clique em Proteção do sistema.


Em seguida, no pé da janela que surgiu, clique no botão Criar.


Agora, você poderá dar um nome para o seu ponto de restauração. Dessa forma fica mais fácil identificá-lo. Clique em Criar.


Pronto! Quando você precisar restaurar seu sistema, o ponto criado estará lá para trazê-lo de volta às configurações originais.



4- Restaurando ícones retirados da Área de Trabalho

Se você removeu acidentalmente algum ícone importante da sua Área de Trabalho, como o da Lixeira ou Meu Computador, por exemplo, saiba que existe uma forma bastante simples de colocá-los de volta. 
Clique no menu INICIAR, Painel de Controle, Personalização.


Você também pode clicar na Área de Trabalho com o botão direito do mouse e escolher "Personalizar".
Em seguida, escolha o link "Alterar ícones da Área de Trabalho".
Na janela seguinte, basta marcar as caixas dos ícones que você deseja ter de volta na sua Área de Trabalho e clique em "Aplicar",  "OK".



5- Como criar uma Imagem do Sistema

Os utilitários de backup do Windows 7 permitem criar uma imagem de backup da sua máquina sem a necessidade de um outro programa, usando apenas os recursos presentes no próprio Windows.
Vamos supor que você acabou de instalar a sua cópia do Windows 7 e quer configurar todo o sistema a seu gosto. É ótimo ver tudo tinindo, não é mesmo? Porém, agora é a hora em que você deve criar uma imagem do disco para que, em caso de uma eventual falha, você possa usá-la para restaurar todo seu sistema ao ponto inicial. Essa imagem a qual nos referimos nada mais é do que uma cópia exata de tudo no disco. Esse procedimento pode ser feito a qualquer momento, mas o ideal é fazê-lo quando tudo está limpo e organizado em seu sistema. Isso fará com que o arquivo de imagem não seja tão grande, além de deixá-lo conciso e perfeito para uma possível restauração.
Clique no menu INICIAR e depois em "Ponto de Partida". Caso esse ícone não esteja mais no seu menu INICIAR, é possível acessá-lo através do Painel de Controle. Feito isso, clique em "Fazer backup dos seus arquivos".


Em seguida clique em "Criar uma imagem do sistema".
Decida onde você vai gravar a imagem. Você pode escolher entre "queimar" em um DVD, salvar em um local de rede ou em um disco externo.


Escolhido o local, clique em "Iniciar Backup"


Assim que o processo se completar, você terá a opção de criar um Disco de Reparação do Sistema. É com ele que você terá a chance de recuperar seu sistema com a imagem que acabou de salvar.


6- Criando um Disco de Reparação do Sistema

o Windows 7 é bastante estável em relação às versões anteriores, porém nunca se sabe quando uma falha pode acontecer. Vamos dar uma olhada em uma opção do Windows 7 que permite criar um sistema de disco de reparação, caso você precise iniciar a partir dele para recuperar seu sistema operacional.
Para iniciar a criação do disco de reparação, digite na caixa de diálogo do menu INICIAR, "Disco de Reparação" (sem aspas) e tecle ENTER.


Será iniciado o sistema para a criação do disco. Insira um disco em branco no seu drive de gravação e clique em "Criar Disco".


Quando o assistente terminar, você terá seu disco pronto para ser usado em caso de emergência. Para usá-lo, basta inseri-lo em sua unidade de CD/DVD, reiniciar a máquina e determinar o boot a partir da mídia gravada.

Quero me cadastrar na Telexfree é Fácil Seguro e Rápido

Faça já o seu Cadastro em: http://www.telexfree.com/magnusac e faça parte deste grande sucesso.

A melhor oportunidade de negócio da internet do momento! Venha para a telexfree e ganhe de 20,00 (40,00 reais) á 100,00dólares (200,00 reais) por semana, para postar anúncios gratuitos através da internet, o pagamento será realizado em reais, por meio de transferência eletrônica, diretamente para qualquer conta poupança ou corrente do Brasil! Seus pagamentos estão garantidos e não dependem de vendas dos anúncios que você irá postar, 100% das pessoas que entram em nossa empresa estão ganhando dinheiro, algo realmente inédito no Brasil! Acessando nosso site você terá acesso a informações adicionais, vídeos, perguntas frequentes e muito mais! Esta oportunidade é apenas para maiores de 18 anos.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Manutenção crítica: programas para usar quando o PC não inicia

Descubra alternativas para salvar o seu PC quando vírus, falhas ou problemas impedirem a inicialização do Windows

Programas para manutenção básica do sistema encontramos aos montes: para corrigir o registro do Windows, desfragmentar o disco rígido ou remover arquivos duplicados; mas o que podemos fazer quando o próprio sistema operacional resolve nos deixar na mão?
Nestes casos, a melhor alternativa é usar ferramentas especializadas para recuperação de sistemas e arquivos. Em sua maioria, são capazes de iniciar uma versão mínima do sistema operacional apenas para manutenção; tudo a partir de CDs ou DVDs de boot, conhecidos, também, como LiveCDs.
A grande vantagem é que este tipo de ferramenta não usa o disco rígido da máquina para iniciar pois, normalmente, este fica comprometido em casos de problemas. Outro destaque é que a maioria destas ferramentas traz dezenas de programas para a manutenção do sistema e, até mesmo, remoção de vírus.
Confira, abaixo, uma lista com as principais ferramentas do gênero e o que cada uma delas se propõe a consertar:

Hiren's Boot CD


Este pacote, distribuido a partir da imagem de um CD, traz tudo o que você pode imaginar ou precisar para fazer uma excelente manutenção em seu PC. O Hiren's Boot CD roda com uma versão portátil do Windows XP; que é fácil de usar, simplifica a manipulação dos arquivos armazenados no HD (para recuperação) e ainda permite acessar a rede local ou páginas da internet.
Dentre as tarefas realizadas pelas ferramentas do pacote estão:
  • Recuperação, particionamento e manutenção de discos;
  • Remoção de vírus e spywares;
  • Desinstalação de programas chatos que acompanham o PC, fornecidos principalmente quando o sistema é instalado pelo fabricante;
  • Clonagem de discos, para facilitar e economizar tempo durante a "reinstalação" do sistema;
  • Recuperar arquivos apagados acidentalmente pelo usuário;
  • Remover senha dos usuários do Windows;
  • Obter as senhas armazenadas nos navegadores;
  • Manipular arquivos encriptados a partir do TrueCrypt.
*Esta é a preferida de quem escreveu a matéria.

 

Kaspersky Rescue Disk 10


Se o malfuncionamento do PC ocorreu de forma estranha ou você desconfia de infecção por vírus e outras pragas, o Kaspersky Rescue Disk é uma ótima opção. Depois de gravar um CD com a imagem baixada e reiniciar o computador com ele na unidade, você poderá varrer e eliminar os vírus do computador com o poderoso antivírus Kaspersky.
Você deve imaginar: "Mas como a ferramenta, que provavelmente gravei há meses atrás, detectará as ameaças mais recentes?". Isso é simples, o programa possui uma opção para atualizar as bases de detecção antes de iniciar cada varredura; bastando para isto o PC estar conectado à Internet.
Caso os danos no sistema tenham realmente sido provocados por um vírus e não tenham danificado uma parte crítica, o PC voltará a reiniciar com o mesmo desempenho que tinha antes da infecção.

Ophcrack


Esta ferramenta, também distribuida como LiveCD, permite recuperar e até mesmo remover as senhas dos usuários dos Windows 7, Vista e XP. Algo interessante quando pessoas mal intencionadas resolvem impedir o seu acesso ao sistema, seja com alterações realizadas fisicamente no PC ou através da internet.
O segredo do programa é tentar exaustivamente várias combinações de letras, números e simbolos até encontrar a senha correta do usuário; um processo que pode levar até mesmo algumas horas, mas impede que tenhamos de formatar o PC e perder arquivos importantes diante da maldade alheia. Se você perdeu totalmente o acesso ao Windows, não precisa se preocupar, pois o Ophcrack roda através de uma distribuição Linux direto do CD.

Ultimate Boot CD 


Com este pacote, você poderá diagnosticar até mesmo os problemas mais complicados, que envolvem defeitos no processador, memória, disco rígido e a placa de vídeo do PC. O visual da ferramenta não é tão prático quanto o das anteriores, pois não conta com um sistema operacional baseado em interface gráfica moderna; mesmo assim, quem já está acostumado a mexer na BIOS do sistema ou até mesmo no MS-DOS, não enfrentará grandes dificuldades.
Além dos vários testes e benchmarks de dispositivos, é possível ainda realizar uma série de tarefas mais comuns como:
  • Remover senhas configuradas na BIOS através da CMOS;
  • Obter informações completas sobre as configurações do PC;
  • Clonar o conteúdo de discos rígidos e uma série de aplicativos para manutenção, oferecidos de acordo com o fabricante do dispositivo;
  • Gerenciar partições e manipular as configurações do HD.

Trinity Rescue Kit


O kit oferece um conjunto de ferramentas capaz de fazer manutenção tanto em ambiente Windows quanto em Linux, embora seu foco seja principalmente facilitar a obtenção dos arquivos armazenados no disco rígido do sistema que já não inicia mais. Para isto, o aplicativo oferece a clonagem prática dos discos rígidos e ainda o compartilhador de arquivos samba, que permite o acesso às informações através de redes Windows e Linux.
Dentre os outros recursos disponíveis estão:
  • Remoção de senhas dos usuários do Windows;
  • 5 aplicativos para remoção de vírus;
  • Limpeza de arquivos temporários do Windows;
  • Clonagem de discos rígidos pela rede local;
  • Servidor ssh;
  • Recuperação de partições perdidas;
  • Ampla documentação seguindo os padões man, do Linux.

AVG Rescue Disk


Essa é uma opção para tentar caso o CD de recuperação do Kasperky não consiga desinfectar o PC corretamente. Assim como o outro programa, o AVG Rescue Disk roda a partir de um sistema operacional próprio direto do CD e também permite atualizar suas bases de detecção no momento das verificações.
Contudo, o visual da ferramenta segue um estilo mais antigo, exigindo um pouco mais de habilidade do usuário ao selecionar as opções de seus menus. Não é nada de outro mundo, mas assusta quem nunca usou programas feitos para o MS-DOS ou fuçou na BIOS do PC.

 

Clonezilla


Com este aplicativo fica muito mais fácil restaurar o PC para o estado pós instalação, ótimo para quando todas as outras ferramentas não conseguiram recuperar o sistema operacional. O Clonezilla permite criar imagens do disco rígido ou de suas permissões e restaurá-las integralmente em momentos posteriores, tal como a solução paga Ghost, da Symantec.
A grande vantagem de restaurar imagens, ao invés de simplesmente instalar o sistema operacional a partir de um CD ou DVD, é a economia de tempo. Com este método, recupera-se o PC totalmente pronto para o uso com sistema operacional, drivers e principais programas instalados; dispensando assim as intermináveis horas perdidas com a preparação da máquina.
O visual do Clonezilla não é um dos mais práticos, contudo ele permite enviar as imagens de discos através da rede; seja para servidores SSH, NFS ou samba. Sendo esta ferramenta totalmente gratuita, seu uso pode ser feito até mesmo em ambiente corporativo. É recomendado conhecimento técnico avançado para usá-la.

Para usar as ferramentas

Existem duas formas de usar as ferramentas listadas nesta matéria, gravando-as em CDs ou simplesmente criando um pendrive de inicialização a partir das imagens ISO baixadas. Para a primeira opção, basta gravar a imagem ISO em CD com uma ferramenta como ImgBurn , reiniciar a máquina com com o CD na unidade e aguardar a inicialização dos programas.
Caso prefira usar um pendrive de inicialização, algo bem mais econômico nos dias de hoje, só precisa utilizar uma ferramenta como o LiLi USB Creator , para as ferramentas baseadas em Linux, ou o WinSetupFromUSB, que monta pendrives a partir de instaladores Windows XP. Feito o processo, reinicie o PC com o pendrive na USB e inicie a manutenção do sistema.
É importante lembrar que vale a pena deixar pelo menos duas ferramentas deste tipo sempre prontas para o uso, pois nunca se sabe quando precisaremos delas.