segunda-feira, 28 de maio de 2012

Facebook é processado em 15 bilhões de dólares


Moradores dos EUA acusam a rede social de invasão de privacidade


O Facebook , que abriu hoje (18) sua IPO (oferta pública de ações), foi processado por 21 moradores da Califórnia, EUA. O motivo, segundo eles, seria invasão de privacidade. A indenização total é de cerca de 15 bilhões de dólares (quem informa é a agência Bloomberg).
A acusação é que a rede social estaria rastreando a navegação dos usuários de maneira ilegal, mesmo quando as pessoas saem de suas contas no site. A Corte Federal de San Jose já tem 21 processos em cima desse caso, segundo o escritório de advocacia Stewarts Law US. David Straite, sócio da empresa de advogados, disse que a ação movida é um caso inovador de "direitos digitais que pode ter implicações legais e empresariais amplas e significantes."
Andrew Noyes, porta-voz do Facebook, respondeu - por e-mail à Bloomberg - que esse processo judicial não tem mérito e que a rede social vai "lutar vigorosamente" contra ele. Como é uma ação baseada na lei federal americana da escuta, o processo pede uma indenização que pode ir de 100 a 10 mil dólares por dia, para cada pessoa. O processo leva em consideração os mais de 900 milhões de usuários da rede, por isso o valor de 15 bilhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário