Pra entrar na luta directa com outros smartphones e, principalmente, rivalizar com o iPhone, a marca filandesa Nokia lançou recentemente o Nokia N8. À primeira vista, o Nokia N8 chama, e muito, a atenção pela sua câmara digital de “apenas” 12 megapixels, lente Zeiss e flash Xenon com a mesma qualidade das máquinas digitais convencionais e bem superior aos telemóveis tradicionais.
Com memória interna de 16 GB e expansível até 48 GB (cartão micro SD), com o Nokia N8 é possível tirar fotos em altíssima definição, realizar filmagens e editá-las em HD. A conexão HDMI permite a edição de vídeos e a exibição de imagens, vídeos e músicas em algumas TV’s e projectores, com resolução de 720 p e compatível com sistemas de som Dolby Digital Plus.
O design do Nokia N8 é moderno. A tela touchscreen de 3,5 polegadas é do mesmo tamanho do iPhone e o teclado é também virtual e sensível ao toque. Com o N8 é possível abrir 3 telas de uma vez, ou seja, criar uma específica para o trabalho, para as redes sociais e outras para diversão.
O sistema operacional do Nokia N8 é o Symbian 3. Com ele, é possível ter acesso a um vasto leque de recursos de navegação e interactividade, alternar aplicativos e realizar simultaneamente várias tarefas.
O acesso às Redes Sociais, por exemplo, é rápido e fácil. É possível ver status e detalhes de amigos, conferir as últimas actualizações na tela inicial e adicionar eventos do Facebook no próprio calendário do seu telemóvel com apenas um clique.
O Nokia N8 ainda oferece dezenas de aplicativos, navegação orientada de GPS por voz e uma extensa biblioteca musical com 7 milhões de músicas com permissão para download.
Para além disto, ainda é possível assistir a programas de Televisão através da WebTV.