quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Como Melhorar o desempenho do seu Windows


Dicas fáceis e programas que ajudam a aumentar a velocidade do seu sistema operacional, incluindo o novo Windows 8

A Microsoft pode ter feito muitos progressos nos últimos anos para melhorar o desempenho do Windows, mas algumas ferramentas ainda não ajudam tanto quanto poderiam. Mesmo com o lançamento do Windows 8, o sistema operacional ainda não fornece todo o desempenho que é capaz. Por isso, sempre existe espaço para alguma melhoria.
Um dos problemas dele, por exemplo, é que aplicativos de terceiros são colocados no sistema operacional e consomem recursos, deixando a máquina mais lenta. Por isso vale a pena testar alguns programas que garantem melhorar o desempenho ou alterar configurações de sua máquina. Se tiver interesse, nossa matéria sobre como melhorar o tempo de inicialização do seu Windows conta com diversos programas que podem ser úteis.
Existem 5 coisas que você pode fazer (3 delas no próprio Windows) para melhorar o desempenho de sua máquina: otimizar as configurações do sistema, da sua conta de usuário, os efeitos visuais e a memória virtual. Além disso, você pode usar programas para desfragmentar a sua máquina. É muito fácil usar tudo isso, basta seguir os tutoriais abaixo:

Otimizando o sistema

1. Aperte o botão do Windows (aquele com o símbolo do sistema no teclado) + a tecla "R". Na janela que abrir, escreva "msconfig" e aperte "OK".

2. Na tela que abrir, clique na aba "Serviços".

3. Aqui, você pode selecionar quais serviços serão desativados para otimizar o seu sistema. Se ficar com medo de desativar alguma coisa importante da Microsoft, você pode marcar a opção "Ocultar todos os serviços Microsoft".

4. Perceba que, ao marcar essa opção, sobram apenas programas que você pode desmarcar para que não fiquem mais em segundo plano. Eles abrirão normalmente, caso você precise. Mas seus processos que rodam em segundo plano não vão abrir, melhorando o desempenho do computador. Só tome cuidado, pois desativar um ativírus pode ser perigoso.

5. Se quiser, pode clicar na aba "Inicialização de Programas" para eliminar alguns programas que iniciam junto com a sua máquina. Eles ainda existirão, mas não vão abrir logo que você ligar o computador (terão de ser abertos manualmente). Assim, você impede que programas desnecessários se iniciem com o Windows e deixem ele lento antes mesmo de começar a funcionar.

Otimizando as contas de usuário

Muitas vezes, quando instalamos programas no Windows ou tentamos fazer uma alteração, recebemos notificações, que podem incomodar e até atrapalhar a fluidez do sistema. Para arrumar esse problema, faça o seguinte:
1. Vá no menu iniciar e clique em "Painel de Controle" (no Windows 8, sem o menu iniciar, apenas clique na opção do painel de controle).

2. Selecione a opção "Contas de Usuário e Segurança Familiar".

3. Na nova janela, clique em "Contas de Usuário".

4. Agora na nova janela escolha "Alterar configurações de Controle de Conta de Usuário".

5. Nessa janela, você pode escolher o quanto quer ser notificado pelo Windows. Quanto mais para baixo colocar a barra, menos será notificado. Perceba que, se escolher a última opção, o Windows nunca tentará barrar nenhum software ou tentativa de alteração na máquina, por isso é aconselhável somente se você souber lidar muito bem com o computador, evitando ao máximo qualquer tipo de vírus. Caso contrário, deixe na segunda barra de baixo para cima.

Efeitos visuais e memória virtual

Para terminar, você pode diminuir os efeitos visuais do seu computador, caso ele esteja realmente lento, depois de tudo o que você fez. E a memória virtual pode ser aumentada, para dar mais velocidade. Veja como fazer:
1. Clique com o botão direito do mouse em "Computador" e selecione "Gerenciar".

2. Na nova janela, clique em "Configurações avançadas do sistema".

3. Clique em "Configurações" na área "Desempenho" da aba "Avançado".

4. Nessa janela, selecione "Ajustar para obter um melhor desempenho". O computador irá sozinho desmarcar tudo o que pode deixá-lo mais lento.

5. Caso queira manter alguma coisa (ou tirar), clique na opção "Personalizar" e selecione o que deseja.

6. Agora vá na aba "Avançado" e clique em "Alterar".

7. Desmarque a primeira opção que aparecer na página.

8. Marque a opção "Tamanho personalizado".

9. Com isso, você poderá mexer na memória virtual do sistema. Perceba que no final da janela existe o nível atual alocado e, logo acima, o recomendável. Ou seja, o próprio computador avisa qual é o nível que o deixará mais rápido. Deixe o mais próximo possível desse valor recomendável, depois clique em "OK".

Desfragmente o sistema com o Defraggler Em português

Desfragmentar o sistema consiste em arranjar mais espaço no seu disco. Isso porque o sistema operacional guarda os programas instalados de uma forma desordenada, deixando "buracos" que não podem ser aproveitados. São como espaços vazios que ficam entre os programas. Quando se desfragmenta um HD, é feito um processo de "compactação" desses arquivos e os espaços vazios são rearrajandos para serem utilizados. Isso garante uma quantidade muito boa de memória para o PC.
Uma das formas de desfragmentar seu computador é usando o Defraggler. A vantagem desse software é que ele não desfragmenta a HD inteira, como muitos programas. Ele também permite fazer a desfragmentação só de algumas pastas ou arquivos, poupando seu tempo e escolhendo somente o que deseja. Para usá-lo, é muito simples:
1. Abra o Defraggler. Perceba que ele fornece informações sobre o uso total do seu disco, o espaço livre e a qualidade (saúde) dele no momento.

2. Clicando em "Ação", você pode escolher desfragmentar o seu HD (volume), fazer uma desfragmentação rápida do sistema, desfragmentar somente uma pasta ou arquivo.

3. Caso queira fazer uma desfragmentação rápida, também é possível usando o botão "Desfragmentar" no final da janela. Essa desfragmentação não é tão poderosa quanto uma completa, mas pode ajudar caso você esteja não esteja com tempo para uma varredura mais detalhada. Você também pode usá-la esporadicamente para melhorar o desempenho de seu computador.

4. Depois de fazer sua escolha, o programa vai perguntar se você também deseja esvaziar a lixeira e diz o quanto isso lhe dará de espaço extra.

5. Enquanto acontece a desfragmentação, você pode acompanhar para ver quantos arquivos foram desfragmentados e o tempo que vai levar para terminar.

6. Assim que ficar pronto, você pode ver quantos arquivos foram fragmentados, garantindo melhor desempenho da sua máquina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário