sábado, 26 de maio de 2012

Google+: o que ela precisa para alcançar o Facebook?


A rede social do Google tem tudo para dar certo, mas até agora não conseguiu emplacar


Google+ Em português é uma rede social foi criada para concorrer com o Facebook Em português Ouro No ranking semanal, mas até o momento parece não ter alcançado este objetivo. Entre seus 100 milhões de usuários, somente 15% chegaram a postar mais de cinco vezes na rede social. Além disso, a empresa ainda é dona do Orkut Em português Ouro No ranking semanal, rede social famosa no Brasil - e que perdeu o posto de mais usada no país também para o site de Mark Zuckerberg. Mas será que as redes do Google são tão ruins?
Superdownloads fez uma comparação entre o Orkut e o Facebook e mostrou que a rede de Zuckerberg pode ter suas vantagens, mas ninguém bate o sistema de comunidades do Orkut. Agora, chegou a hora de falar um pouco mais sobre o Google+. Conheça algumas ferramentas dessa rede, além de recursos que poderão surgir com a intenção de ajudá-la a crescer.

 

Contatos

Chamados de "círculos", são uma maneira diferente - mas eficiente - de organizar os contatos. É possível criar círculos de familiares, amigos, conhecidos e até fazer novos círculos personalizados. Sempre que adicionar um novo amigo, será preciso inseri-lo em algum dos círculos. Posteriormente, é possível migrá-lo para outro grupo, se desejar.
Esse recurso facilita nas atualizações (para um círculo específico) ou na leitura de mensagens de determinadas pessoas. Essa ferramenta é melhor que o organizador de amigos do Facebook, pois dá a chance de separar muito mais os contatos, já que os círculos são mais visuais.
Divulgação

 

Bate-Papo

Além das conversas por chat, o Google+ tem uma vantagem sobre o Facebook: as conversas de bate-papo em vídeo, os Hangouts. Eles são salas para discussões que permitem até 10 usuários por vez. Além de poder conversar com seus amigos e vê-los pela webcam, também é possível criar salas e deixá-las abertas para que qualquer pessoa na rede social junte-se a você. Ótimo para fazer novas amizades.

 

Dispositivos móveis

Pensando nos smartphones e tablets, o Google lançou uma ferramenta para Android que armazena fotos ou vídeos em um álbum privado para compartilhar mais tarde. Ele ainda pode servir para salvar fotos do celular e não perdê-las, caso ele quebre ou seja roubado.
O problema aqui não é a ferramenta em si, mas o fato dela ser a única opção oferecida pelo Google. Enquanto o Facebook inova nos apps e atrai mais usuários, o Google prefere simplificar o acesso à rede, sem oferecer novidades para quem usa celular ou tablet. Perde milhões de usuários por isso.

 

Jogos

No Google+, existem jogos gratuitos em HTML5 e Adobe Flash. Diferente do Facebook, as notificações ficam restritas (não se misturam na página principal), o que deixa a rede social bem mais limpa e sem aquelas mensagens de "Fulano comprou abobrinha na Fazenda Feliz". Não haveria problema, se não fosse pela pouca interação entre os usuários.
Divulgação

 

Mas então, o que falta?

O Google+ provou que tem tantas coisas boas quanto o Facebook, além de oferecer recursos que a rede de Zuckerberg não disponibiliza. Com o tempo, é de se imaginar que o Google integre mais ainda sua rede social ao seu sistema. A verdade é que, por ter sido criado muito tempo depois do Facebook, o Google+ ainda não chamou atenção suficiente. Mas se pararmos para imaginar que o Orkut começou assim, o Twitter Bronze No ranking semanal também levou um tempo para crescer - e até o Facebook levou anos para chegar onde está. Ou seja, existe a possibilidade do Google+ vingar. Os usuários só precisam dar uma chance a ele.
Mas existe sim, uma coisa que pode fazer o Google+ ganhar essa briga em pouco tempo: a criação de comunidades.
Claro que a ideia inicial do Google+ não é ser um novo Orkut, mas é preciso aceitar o fato de que são as comunidades que mantêm aquela rede social existindo, com milhões de usuários ativos até os dias de hoje.
Com o Google+, é possível abrir uma área de fóruns para a criação de comunidades. Elas são importantes porque, apesar de existirem muitas sem conteúdo, outras são verdadeiros grupos de debate. Se adicionadas ao Google+, os usuários do Orkut poderão migrar sem medo de perder o conteúdo das comunidades. Isso adicionaria milhões de novos usuários à nova rede do Google.
Divulgação

Conclusão

O Google+ está atrás do Facebook e pode ser que nunca chegue a atingir uma quantidade tão grande de membros. Mas, se apostar nos smartphones e tablets e usar os recursos de organização do Orkut, ele pode passar a ter uma boa quantidade de usuários ativos. E depois que alguns começam a usar uma rede social, outros começam a chegar. É questão de tempo até ela crescer e ganhar corpo.


Fonte: superdownloads

Nenhum comentário:

Postar um comentário